CoralUsp Grupo Azul

CORALUSP – Grupo Azul

Fundado em 1967 por Benito Juarez e José Luiz Visconti, o CORALUSP reúne hoje um número de aproximadamente novecentos cantores, distribuídos em onze grupos distintos. Sua trajetória inclui apresentações por todo o Brasil, além de turnês pelo exterior (Estados Unidos, Europa, África e América do Sul), premiações da Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA, participações em festivais, concertos em teatros, igrejas, parques, escolas, universidades, programas de rádio e TV, além de um grande número de registros fonográficos.

O Coralusp tem atuado como importante centro de pesquisa e ensino na formação de músicos profissionais. Oferece a todos os integrantes a oportunidade de iniciação e desenvolvimento, através de uma equipe de orientadores nas áreas de técnica vocal, percepção e estruturação musical.

Criado em 1997 por André Juarez, o Grupo Azul é uma das equipes mais antigas e atuantes do Coral da Universidade de São Paulo. Em seus dezessete anos de atividades, o grupo já desenvolveu sete grandes projetos: “Azul”, “Volta ao Mundo em 4 Vozes”, “Blóco Andrénalina”, “Música Inglêsa”, “Samba no Côro”, “Retrospectiva 15 Anos”,e “América do Som”. Desde o seu surgimento sua agenda de apresentações sempre foi muito intensa e diversificada. Ao longo desse período o Grupo Azul já realizou mais de 600concertos, já participou de inúmeros festivais, congressos, formaturas, cerimonias religiosas, gravações e eventos especiais. Participou também de grandes concertos coral-sinfônicos ao lado da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e da Orquestra Sinfônica da USP.

Atualmente o grupo se divide entre duas equipes que ensaiam no campus da USP em horários distintos e que se juntam para as apresentações. O Grupo Azul/Noite ensaia as segundas e quartas-feiras das 20:00 `as 22:00 horas e aos sábados das 15:00 `as 18:00h. Por sua vez, o Grupo Azul/Dia ensaia as terças e quintas-feiras das 12:00 `as 14:00h.

O Grupo Azul possui dois CDs:  “Azul” – gravado ao vivo na capela da PUC em 1997; e “Volta ao Mundo em 4 Vozes”, gravado em estúdio em 2005. Possui também dois registros em vídeo, o primeiro realizado na Igreja da Vila Madalena em 2008 e o segundo na capela da PUC em 2009. Atualmente prepara a gravação do CD homônimo ao projeto “América do Som”.

Release

press_release coral211

Mapa de Palco

mp coral

Comments are closed