Bio

André Juarez

andreinicialVibrafonista, maestro e arranjador, traz em seu currículo extensa atividade musical (didática e artística).  Graduado Magna Cum Laude pela Berklee College of Music (Boston, EUA), possui títulos de Bacharel em Música pela UNESP e de Mestre em Artes pela UNICAMP. Tendo por vários anos atuado nesta instituição como professor de música, é um dos regentes do Coral da Universidade de São Paulo (CORALUSP – Grupo Azul) e está iniciando o doutorado em música.

No campo da música erudita, merecem destaque as apresentações como solista de orquestra com os maestros Allan Balter (EUA), Bernardo Hernandez (Venezuela), Jerry Cecco (EUA), Dennis Montgomery (EUA), Benito Juarez (Brasil) e Lígia Amadio (Brasil). Sua intensa atividade como músico popular (MPB, jazz, blues, salsa) inclui trabalhos com importantes nomes do cenário nacional – Gilberto Gil, Milton Nascimento, Hermeto Paschoal, Edmundo Villani-Côrtes, Jair Rodrigues, Jane Duboc, Célia, Jair Oliveira, Tito Martino, Ulisses Rocha, Nico Assumpção, André Christóvam, Traditional Jazz Band, The Central Scrutinizer Band; e do cenário internacional – Edwin Pitre, Edsel Gomez, YusakYoshimura, Frank Herzberg, Pepe Cisneros, Ai Yazaki, entre outros.

É regente do CORALUSP desde 1988 e lidera suas três bandas: André Juarez Quarteto (MPB instrumental e latin jazz), o quinteto Le Petit Comité (jazz-rock) e o Grupo Gato Preto (choro). Como side-man, também atua regularmente com inúmeras bandas, grupos com os quais já se apresentou em boa parte do território nacional.

Possui trabalhos reconhecidos internacionalmente. O CD “Vibrafone Solo”, por exemplo, é tido como um ícone dentro do repertório escrito para instrumentos de percussão. O CD “Canja”, por sua vez, foi premiado pelo ProAc 2010 e excursionou por inúmeras cidades do interior paulista com grande sucesso de público e crítica.

Na liderança da banda Le Petit Comitê, lançará o terceiro trabalho do grupo, o CD “Vintage”, resultado de uma pesquisa sobre o rock nacional das décadas de 70/80 e que, com apoio do Edital de Intercâmbio USP 2012, excursionará por vários países europeus em 2014.

Há 17 anos vem desenvolvendo projetos significativos junto ao CORALUSP, Coral da Universidade de São Paulo. Projeto “Azul” – música negra norte-americana (Spirituals e Gospel); Projeto “Volta ao Mundo em Quatro Vozes” – obras de vários países, épocas e estilos diferentes; Projeto “Bloco Andrénalina” – frevos e marchas-rancho do Recife e do Rio de Janeiro com arranjos para coro misto a quatro vozes; Projeto “Música Inglesa” – Beatles, Queen, Elton John, Celtic Woman, entre outros; Projeto “Samba no Coro” – sambas famosos com acompanhamento instrumental de integrantes do próprio coral; Projeto “Retrospectiva 15 Anos” – as músicas mais significativas na trajetória do grupo; Projeto “América do Som” – músicas de países das três américas.

Apresenta-se regularmente dentro e fora do Brasil com diferentes formações vocais e instrumentais. Em três ocasiões tocou por várias cidades japonesas. A primeira vez foi junto ao grupo Sambonês em 1995, a segunda com a banda Carcará, em 1997 e, por fim, ao lado da pianista japonesa Ai Yazaki, outra maratona de shows pela Turkya e Japão em 2011, realizando apresentações com grande aceitação pública. Em 1998 tocou em Stockolmo como participante de importante festival internacional na Suécia. Nos Estados Unidos, país onde morou por quatro anos, também tocou em várias cidades. Em 2010, realizou uma extensa turnê por várias cidades da Itália, França, Suíça e Inglaterra. Junto ao Coralusp, apresentou-se em 2013 na Semana de Música Brasileira em Valência, Espanha.

Na liderança do grupo Gato Preto, lançou o CD homônimo do conjunto, “Gato Preto”. Esse trabalho contou com a participação de músicos conceituados no atual cenário da música brasileira. Em 2010, o CD “Gato Preto” recebeu o Premio SESI de Música Instrumental e, através desse incentivo, excursionou por várias cidades do interior paulista com grande sucesso de público e crítica. O Grupo Gato Preto já se apresentou em festivais nos Estados Unidos, no Peru, e na Argentina. Em agosto de 2014 o grupo irá se apresentar no Bansko Jazz Festival, na Bulgária, e realizará uma turné de shows por países do leste europeu.

Como free-lance, atua profissionalmente em diferentes atividades musicais: instrumentista, arranjador, jurado de concursos, regente, produtor de jingles e gravações em CDs de diversos artistas, além da atividade como professor de instrumento e improvisação.

Comments are closed