Grupo Gato Preto

Grupo Gato Preto

10383895_10152377807056574_4562564953199142909_nCriado em 2006, o Grupo Gato Preto desenvolve um trabalho pioneiro na música popular brasileira. Formado por músicos paulistas, o grupo tem como principal objetivo a pesquisa e o estudo do repertório tradicional de choro partindo do resgate das obras mais antigas, passando pelos clássicos do gênero, e chegando até as composições próprias e de músicos da atualidade. Para tanto, além da consagrada formação de pandeiro, cavaquinho e violão de sete cordas, o conjunto conta com o elemento diferencial que é o vibrafone, instrumento solista e que, pelo que se tem notícia, nunca fora usado anteriormente nesse estilo musical.

O primeiro CD do grupo leva o nome da banda “Gato Preto”. A gravação contou com participações de artistas destacados na atual cena musical brasileira: Proveta, Teco Cardoso, Bocato, Edmundo Villani-Côrtes, Mané Silveira e Tiago Pinheiro.

O Grupo Gato Preto se apresenta em unidades do SESC e do SESI, teatros, casas noturnas, restaurantes, programas de rádio e TV, parques e demais espaços públicos, e conta na sua atual formação com Euclides Marques (violão de 7 cordas), Yves Finzetto (Pandeiro), Getúlio Ribeiro (cavaquinho) e André Juarez (vibrafone).

O grupo foi contemplado com os editais SESI 2011 de Música Instrumental, e ProAc ICMS 2013 (Projeto Vibrafone Brasileiro), prêmios com os quais se apresentou por inúmeras cidades do interior paulista. Foi indicado ao Premio APCA 2010 na categoria de música instrumental, e já se apresentou em festivais nos Estados Unidos (Berklee College of Music – 2012), no Perú (Vibraciones – 2013) e na Argentina (Festival da Patagônia – 2013). Em 2014 o Gato Preto realizou uma turné pelos Estados Unidos (New York, Indianápolis, Chicago e Philadélphia), ocasião em que teve a oportunidade de participar do PASIC, um importante festival norte-americano. Contemplado pela Lei Rouanet, o grupo realizará uma extensa turné de shows por inúmeros estados brasileiros em 2015 e 2016. Em 2015 o Gato Preto realizará um grande turné pelo Caribe e América Central (Panamá, Venezuela, Costa Rica, Cuba e México).

Release

press_releasegato

Mapa de Palco

mp gato preto

Clipping

Clipping Gato Preto

Foto Download

Gato Preto - foto Ricardo de Marino

Comments are closed